Burj Khalifa: Por dentro do maior prédio do mundo
Edifício ícone de Dubai abriga o primeiro hotel Armani do mundo, elevadores velozes e um deque de observação com uma vista espetacular
Com ilhas artificiais, hotéis de design arrojado e shoppings luxuosos, é difícil chamar a atenção em Dubai. Ainda assim, o Burj Khalifa, a mais alta construção já feita pelo homem, consegue se destacar na paisagem desta cidade de superlativos.
Com 828 metros de altura e 163 andares, o arranha-céu pode ser visto a uma distância de até 95 quilômetros. Sua grandeza fica ainda mais evidente se comparada a outras construções famosas: ele ultrapassa em mais de 300 metros o segundo prédio mais alto do mundo, o Taipei 101, em Taiwan. É também duas vezes maior do que o Empire State, em Nova York.
Chamado de Burj Dubai durante toda a obra – que em árabe quer dizer a Torre de Dubai –, o arranha-céu teve o nome modificado para Burj Khalifa no dia da inauguração, em janeiro deste ano, em homenagem ao presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Nahyan.
Feito de concreto e aço, com o exterior coberto por mais de 28 mil painéis de vidro, sua construção levou quase seis anos para ser concluída. Cerca de 12 mil operários de diferentes nacionalidades participaram da obra. O edifício conta com apartamentos residenciais, andares de escritórios, um luxuoso hotel Armani, um deque de observação, além de ser cercado por um belo parque com lagos e fontes.
O deque de observação "At The Top" do Burj Khalifa, localizado no 124o andar, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Do topo, pode-se ver uma vista em 360o do oceano, do deserto e da cidade.
Em abril, foi inaugurado o primeiro hotel Armani, que ocupa dez andares do edifício, destinado para hóspedes exclusivíssimos. Cada detalhe foi pessoalmente supervisionado pelo estilista italiano Giorgio Armani. Cheio de mimos para os clientes, as diárias são a partir de R$ 1.000.
Mesmo com tantas inaugurações, ainda são esperadas novidades para os próximos meses. Está prevista a inauguração do restaurante At.mosphere, no 122o andar, em Janeiro de 2011. Será o mais alto do mundo. Conheça mais detalhes do prédio mais alto do mundo.
Os recordes do Burj Khalifa
Além de ser o prédio mais alto do mundo, o cartão-postal de Dubai tem outros números impressionantes. Conheça alguns deles
- Com 828 metros e 163 andares é a mais alta estrutura construída pelo homem no mundo. Carrega também o título de edifício com o maior número de andares.
- O Burj Khalifa levou seis anos para ser construído e custou US$ 1,5 bilhão. Cerca de 12 mil operários de diferentes nacionalidades trabalharam em sua construção.
- Possui 57 elevadores que viajam a 10 metros por segundo. Nenhum deles vai do térreo ao último andar. No entanto, um deles sobe 504 metros. É a maior distância percorrida por um elevador no mundo.
- O deque de observação At The Top é o segundo mais alto do mundo (o primeiro fica no Shanghai World Finance Center). Porém, é o mais alto deque a céu aberto.
- O Burj Khalifa possui três mil vagas de estacionamento, enquanto o Dubai Mall tem outras 14 mil.
- Parte do complexo do Burj Khalifa, o Downtown Dubai, o Dubai Mall é o maior shopping center do mundo.
- O Burj Khalifa tem em sua fachada mais de 28 mil painéis de vidro, que foram cortados manualmente.
Camila Sayuri, iG São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário